Ser feliz no ambiente de trabalho e na profissão que se exerce impacta diretamente na qualidade da vida pessoal. Uma pesquisa feita pela Gallup indica que 85% das pessoas no mundo se sentem desengajadas ou insatisfeitas em seu local de trabalho.

Neste cenário, a psicologia organizacional surgiu para auxiliar as empresas da atualidade a promover o bem-estar dos funcionários no local de trabalho.

 

O que é psicologia organizacional

A psicologia organizacional estuda o comportamento dos funcionários e os fenômenos psicológicos que acontecem em uma empresa, além do impacto destes comportamentos no ambiente organizacional.

Tem como objetivo garantir a qualidade de vida dos colaboradores através de um bom clima organizacional contribuindo com condições favoráveis de trabalho, desenvolvimento de profissionais e a relação harmônica entre eles.

Está inserida em todos os processos que envolvem um ambiente favorável para o indivíduo e a empresa.

 

Áreas de atuação

Ligada à gestão de pessoas, a psicologia organizacional pode estar presente em diversos setores do organograma de uma empresa. Esta área possui atividades, como:

Recrutamento e Seleção: para encontrar profissionais que se encaixem no perfil da empresa.

Treinamento e Desenvolvimento: manter os profissionais novos e antigos em dia com treinamentos.

Clima organizacional: medir a motivação dos funcionários pode auxiliar na mudança de pontos que não estão ajudando.

Gestão de conflitos: um ambiente pacífico e harmonioso garante um clima amigável entre os funcionários.

Análise do plano de cargos e salários: a possibilidade de crescimento dentro da empresa serve como uma grande motivação e deve ser analisada pela área da psicologia.

Diagnóstico organizacional: essencial para medir os pontos positivos e negativos da empresa visando melhorar nos próximos anos.

 

A importância da psicologia no trabalho

Um ambiente equilibrado faz com que a equipe resolva possíveis conflitos e desafios de maneira tranquila. A psicologia organizacional é essencial para entender o comportamento das pessoas no ambiente em que estão inseridas. Deve proporcionar boas condições de convivência que favoreçam o desempenho positivo de qualquer funcionário permitindo que o mesmo seja ouvido.

A qualidade no ambiente de trabalho envolve respeito aos horários de pausa, segurança, comunicação, respeito mútuo, boa relação com a gestão, ética profissional e uma série de outros fatores. Esse conjunto de elementos faz com que o rendimento dos funcionários seja positivo.

Contribui para a prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, insatisfação e mal-estar no trabalho.

 

Aplicação da Psicologia Organizacional

O psicólogo empresarial avalia a empresa, o ambiente em que está inserida e as equipes que fazem parte da organização. Auxilia no diagnóstico das principais falhas e problemas que o ambiente possui implementando as soluções mais eficazes.

Através disso, é possível promover ações que motivem funcionários individual e coletivamente, melhorando o clima organizacional.

A empresa pode aplicar a psicologia organizacional internamente, através de um psicólogo que faz parte da equipe e lida com seus colaboradores diariamente ou externamente, com a consultoria de um psicólogo durante uma crise ou para evita-la.

 

Psicologia Positiva como solução

Conhecida também como Psicologia da Felicidade, tem como objetivo o estudo das emoções, traços individuais, das relações e instituições positivas. Propõe a identificação com o que nos torna realmente felizes e não apenas um pensamento otimista.

A psicologia positiva pode ser aplicada na gestão de pessoas abordando temas como relacionamentos positivos, engajamento, sentido na vida e otimismo, práticas capazes de contribuir para a ressignificação do indivíduo no trabalho.