Para as empresas apresentarem bons resultados, é fundamental a plena dedicação ao trabalho daquelas pessoas contratados para desempenhar as determinadas tarefas. Quando alguém falta ou atrasa com frequência, podem ocorrer consequências, às vezes mais ou menos graves, conforme o caso.

Olá, eu sou Teresa Moraes, do Emprego Passo a Passo! Tudo bem?

Portanto, vamos tratar a assiduidade como o comparecimento diário ao trabalho para o desempenho das atribuições que cabem a cada pessoa e a pontualidade nada mais é com cumprir os horários para a chegada ao trabalho, com pouco ou nenhum atraso, salvo em situações excepcionais (casos de atestado médico, por exemplo).

Conforme a natureza das atividades e combinações com os colegas e pessoas superiores hierarquicamente no local de trabalho, é possível haver alguma flexibilidade nesses horários. Alguns minutos a mais na chegada, alguns minutos antes na saída podem ser negociados com uma certa antecedência. Também é possível combinar uma compensação, como chegar um pouco antes para sair com alguma antecedência, em casos extraordinários, mas nunca em excesso, ou como uma regra. Isso é e continuará sendo sempre a exceção.E também é extremamente desaconselhável atrasar ou perder horários em compromissos agendados, como reuniões, cursos, palestras e afins.

Além disso, a falta de assiduidade e pontualidade podem comprometer outro quesito importantíssimo para os profissionais de todas as áreas: a credibilidade. A credibilidade é o que garante que os colegas e chefes podem confiar em um profissional e, uma vez perdida , é muito difícil reconquistá-la.

Também existe o risco da má-influencia. Esses comportamentos negativos podem acabar servindo como “exemplo” para outros funcionários também o fazerem. Pesquisas apontam que 1 a cada 5 pessoas possuem problemas com pontualidade.

E esses problemas ajudam a reduzir os índices de  produtividade. Atrasos e faltas atrapalham a boa realização das tarefas. A boa qualidade está no empenho e na atenção, características que não combinam com atrasos e faltas. E a contínua falta ou seguidos atrasos geram atrasos de execução e acúmulo de pendências. E nenhum empresário gosta de se deparar com situações assim em sua empresa.

O extremo em que isso pode chegar é os prejuízo financeiro pelo atraso ou falta de cumprimento de tarefas. E, em última análise, isso pode refletir em descontos na folha de pagamento pelas horas não trabalhadas e na aplicação de multas pelo não cumprimento de prazos de entrega de determinadas obrigações.

Porém, por outro lado, a pontualidade e a assiduidade garantem uma confiabilidade bastante sólida, além de outros benefícios: a imagem profissional fica mais consistente, o que aumenta também o respeito dos colegas e da chefia com o profissional e mostra o respeito para com os próprios colegas. Também mostra uma boa-influência aos colegas, que ao verem a pontualidade e a assiduidade de uma colega, não querem “fazer feio” e também são assíduos e pontuais. Torna-se um círculo virtuoso, um influencia o outro positivamente.

E a vantagem que pode parecer mais importante, mas é consequência de todas as outras é a vantagem financeira. Muitas empresas costumam premiar os bons resultados obtidos graças ao cumprimento das obrigações e dos horários combinados, proporcionando bonificações, gratificações e outros benefícios.

Disciplina e responsabilidade são fatores que asseguram uma boa imagem com colegas, chefes e todas as pessoas envolvidas. Oportunidade de crescimento profissional e reconhecimento são grandes e a vida pessoal também será beneficiada. A harmonia entre o trabalho e a vida pessoal aumentam muito a qualidade de vida.

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Abraços,

Teresa Moraes.