A geração dos millennials representa grande parte da população brasileira e vem se consolidando gradativamente no mercado profissional.
Ao passo que plataformas e ferramentas digitais se tornam cada vez mais presentes no nosso cotidiano, os indivíduos que pertencem a essa geração ganham destaque.
Será que você também faz parte desse grupo?
Leia também: Entrevista de desligamento: O que é e qual a importância para a sua empresa?
Neste artigo, vamos explicar o que é geração dos millennials e como ela transformou o mercado de trabalho. Continue lendo para entender!
Quem são os Millennials?
São chamados de “millennials” todos os jovens e adultos que nasceram entre 1980 e 2000.
Uma parte dessa geração ainda é considerada nova dentro das empresas, contudo, já trouxeram grandes inovações para o mercado.
Em virtude da época, essas pessoas cresceram com fácil acesso a informação e conhecimento das novas tecnologias.
Portanto, há uma facilidade maior em descobrir tendências e novas configurações no meio digital.
Geração dos Millennials x Geração Z
Frequentemente, há uma certa confusão quanto às características e diferenças entre a geração dos millennials e a geração Z.
Fazem parte da geração Z todos os nascidos entre 1995 e 2010, mas, ao contrário dos millennials, mais da metade desse grupo ainda não ingressou no mercado profissional.
No entanto, se os millennials já são considerados nascidos na era digital, os jovens da geração Z estão ainda mais inseridos no mundo das tecnologias.
Por isso, é muito importante conhecer os impactos dessa primeira geração e entender como ela funciona.
Assim, empreendedores e donos de empresas poderão se reinventar e usar estes conhecimentos para crescer ainda mais no futuro.
Qual o impacto da Geração dos Millennials no mercado de trabalho?
Como falamos anteriormente, as pessoas que nasceram no período dos anos 80 à 2000 possuem grande facilidade com a tecnologia e o meio digital.
Portanto, não é nenhuma novidade vê-los ingressando cada vez mais no ramo da computação, criando ferramentas e novas formas de se conectar com o público.
Nos últimos anos, tivemos um grande aumento de empresas que se desenvolveram na área de marketing digital, na implementação de softwares e serviços online.
Isso mostra como essa geração vem transformando o mercado e elaborando novas tendências de consumo adequadas ao público.
Além de reinventarem o mercado de trabalho, esses jovens e adultos estão fazendo a diferença em muitas empresas.
No entanto, para manter esses indivíduos produtivos e interessados, a empresa também deve se adequar a um novo formato de trabalho.
Características que podem ser aproveitadas dentro da sua empresa
Para manter os millennials satisfeitos dentro do ambiente profissional, é necessário entender que essa geração não possui o mesmo pensamento das gerações anteriores.
Você, raramente, vai ver um millennial colocando a sua carreira em primeiro lugar. Esses jovens e adultos gostam de equilibrar a vida pessoal e a profissional, valorizando momentos de lazer e diversão.
Não é a toa que, hoje em dia, vemos diversas empresas adquirindo o modelo de trabalho flexível, com salas de jogos e espaços de descanso para seus funcionários.
Uma outra forma de aproveitar os conhecimentos dessa geração é oferecer recursos e ferramentas digitais para o dia a dia desses profissionais, facilitando a resolução de problemas e desenvolvendo ainda mais seus talentos.
Você também pode se interessar: Legislação de controle de Ponto: Como funciona no home office
A geração dos millennials tem grande influência no mercado e no mundo digital
Por isso, ao entender como essa geração pensa, é muito mais simples adaptar novas formas de trabalho no seu ambiente profissional.
O mais importante é dar espaço aos novos talentos e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores. Assim, tanto a empresa quanto os funcionários saem ganhando.
Se a sua empresa está precisando de ajuda para preencher o time de talentos, conte com os serviços para empresas da Missão RH.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!