O Setembro amarelo é uma campanha que se popularizou muito ao longo dos últimos anos e, mesmo sendo recente, impactou drasticamente muitas empresas e instituições.
A relação entre a campanha de combate ao suicídio e o ambiente profissional vem sendo cada vez mais discutida. Isso porque, a maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa com suas famílias.
Por isso, empresas e organizações devem oferecer boas condições de trabalho e ficar atentas quanto ao comportamento de seus colaboradores, como forma de preservar-lhes a saúde mental.
Leia também: Impactos do coronavírus no mercado profissional: Como será daqui para frente?
Com o intuito de aumentar a conscientização sobre o setembro amarelo, neste post, falaremos sobre como manter a saúde mental no ambiente de trabalho e boas práticas para melhorar o bem-estar dentro das empresas.
Boa leitura!
Setembro amarelo: Entendendo a campanha
A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio foi criada em 2015 com o apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e do CFM (Conselho Federal de Medicina).
Setembro foi o mês escolhido para representar a campanha em virtude do Dia Mundial do Combate ao Suicídio, que ocorre oficialmente no dia 10 de setembro.
A divulgação dos canais de atendimento do CVV, como e-mail e telefone (188) em propagandas e materiais gratuitos possibilita que, especialmente neste mês, haja um aumento na conscientização do combate ao suicídio.
Essas informações já vêm sendo difundidas em escolas, universidades e empresas. No entanto, ainda há uma resistência quanto a abordagem desse assunto no ambiente profissional.
Logo, é essencial falar sobre a saúde mental dentro do espaço de trabalho, pois assim você garante a felicidade e produtividade dos seus colegas e colaboradores, dentro e fora da empresa.
Como manter a saúde mental no ambiente profissional?
Independente do papel que você desempenha dentro da empresa, contribuir com um ambiente saudável e satisfatório é muito importante.
Apesar de ser essencial que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre o setembro amarelo e façam sua parte para tornar o ambiente ainda melhor, é função do gestor atender as necessidades dos funcionários e fornecer o auxílio necessário.
Atualmente, já existem inúmeras empresas que possuem atendimento psicológico interno para os trabalhadores, resultando em um espaço ainda mais acolhedor.
Algumas organizações também já investem em palestras e materiais informativos sobre o setembro amarelo com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a causa.
Iniciativas como essas mostram a preocupação da empresa com seus funcionários e garantem um espaço saudável para todos.
Práticas que tornam o ambiente de trabalho mais saudável
Além das ações que mencionamos anteriormente, existem outras formas de tornar o espaço de trabalho mais saudável. São elas:
Incentivar o diálogo
O diálogo é um fator imprescindível dentro do ambiente de trabalho. Poder trocar ideias e compartilhar conhecimentos faz com que o espaço fique mais leve e, consequentemente, mais saudável.
Estabelecer uma relação sincera entre funcionários e gestor
Nem sempre há a possibilidade de ter uma comunicação sincera e aberta com o gestor. Contudo, é muito importante fazer sugestões e apontar questões que não estão fazendo bem à equipe.
Essa relação deve ser cultuada em ambos os lados, para que a empresa continue crescendo juntamente com os seus profissionais.
Você também pode se interessar: Geração dos Millennials: Quem são e qual seu impacto no mercado de trabalho?
Respeitar seus limites
Esse fator é muito importante, tanto para o funcionário, quanto para o gestor. Saber respeitar o seu próprio tempo para realizar tarefas e impor limites é fundamental para garantir a saúde mental.
Isso não faz com que você seja menos capaz do que os outros, apenas significa que cada pessoa é diferente.
Ao incentivar a campanha do setembro amarelo dentro do ambiente de trabalho e falar sobre a importância da saúde mental, sem dúvida, você verá uma melhora no desempenho e produtividade da equipe.
Saiba mais sobre os serviços da Missão RH e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho!