Benefícios flexíveis podem ser uma alternativa para sua empresa se destacar no mercado empregador
A utilização de benefícios flexíveis vem se tornando uma prática comum em diversas empresas. Indo de encontro ao modelo tradicional de oferta de benefícios, utilizado pela grande maioria das empresas, esse método tem como peculiaridade a adaptação às reais necessidades do colaborador.
Quando a empresa opta por aderir a esse modelo, uma gama de ofertas bem mais ampla também é disponibilizada ao funcionário. Nela, podem estar inclusos itens básicos, como plano de saúde, seguro de vida, ou até mesmo opções de lazer, como associação a clubes e academias, além de programas de vantagens. Assim, cabe ao colaborador escolher o que melhor atende suas necessidades.
A escolha, contudo, é controlada. Na grande maioria das empresas, há um sistema que limita a opção. Por exemplo: o funcionário recebe 300 pontos e cada benefício pode custar entre 20 e 60 pontos. Dentro de seu limite, ele pode escolher os serviços que desejar.
Além de ser uma alternativa para satisfazer os profissionais que já trabalham na empresa, pode se tornar uma forma de atrair e motivar novos talentos. Com a combinação certa, o método pode servir para melhorar as estratégias de gestão na empresa.
As vantagens da adoção de benefícios flexíveis:
– Diferenciação da empresa no mercado empregador;
– Maximização da satisfação e motivação do funcionário;
– Otimização dos processos de recrutamento e seleção;
– Aumento da remuneração indireta, sem a premissa de cargos;
– Redução da taxa de rotatividade;
– Aumento de produtividade;
– Valorização do uso de benefícios;
A principal precaução que deve ser tomada pelas empresas é o atendimento integral às leis trabalhistas, já que a CLT preconiza que todo trabalhador deve ter direitos e condições iguais. A legislação também prevê que alguns benefícios específicos pagos pela empresa não podem ser considerados como salário.