Dinâmicas em grupo nos processos seletivos são atividades muito importantes para descontrair os candidatos e avaliar suas habilidades individuais. 

Além disso, essas dinâmicas podem ser usadas para analisar o trabalho em equipe e como os participantes se comportam mediante às situações desafiadoras. 

Ao mesmo tempo que as etapas de seleção e entrevista são essenciais para definir quais são os perfis ideais para a empresa, as atividades em grupo também podem se mostrar bastante úteis neste processo.

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Existem inúmeras dinâmicas em grupo que podem ser utilizadas na seleção de candidatos. 

Por isso, vamos explicar a importância dessas atividades e como implantá-las na sua empresa.Continue lendo para conferir! 

Qual a importância das dinâmicas em grupo?

As dinâmicas em grupo são uma importante ferramenta para avaliar os candidatos que participam de processos seletivos, não apenas de forma individual, mas, principalmente, o trabalho em equipe.

Nas entrevistas de emprego, por vezes, é extremamente difícil reconhecer se o candidato irá cooperar de forma harmoniosa com seus futuros colegas de trabalho. 

Logo, as dinâmicas podem ser bastante vantajosas para que os recrutadores consigam escolher os perfis que mais combinam com as políticas e formato de trabalho da empresa. 

Além do mais, as atividades podem ser direcionadas para o tipo de função que o candidato irá executar, caso seja selecionado no futuro. 

Desse modo, será possível observar quais são os participantes que mais se encaixam dentro da função e como seria o desempenho dentro do ambiente profissional. 

 

Por que promover dinâmicas no processo seletivo?

Para responder essa pergunta, separamos alguns fatores que podem ser avaliados durante as interações em grupo. São eles:

  • Sociabilidade;
  • Liderança;
  • Cooperação;
  • Ajustabilidade;
  • Iniciativa;
  • Proatividade.

Durante a dinâmica de equipe, características como essas se destacam entre os candidatos, demonstrando suas habilidades para lidar com diferentes tipos de situações. 

Isso faz com que os recrutadores consigam ter uma visão mais clara sobre a personalidade de cada participante e, assim, consigam tomar a decisão final de forma mais assertiva.

Como realizar dinâmicas de grupo? 

Faça pequenos grupos

Antes de tudo, é essencial definir a quantidade de pessoas que ficarão em cada grupo. 

O melhor é fazer grupos de, no máximo, 10 pessoas, para que a avaliação dos candidatos seja feita com mais precisão.

Organize quais serão as dinâmicas 

O próximo passo é elaborar dinâmicas que possam ser utilizadas para identificar as habilidades em equipe e individuais dos participantes. 

Você também pode criar atividades que simulam o trabalho dentro da empresa, incentivando o grupo a lidar com situações semelhantes às da função. 

Lembre-se que, provavelmente, os candidatos estarão apreensivos e ansiosos, portanto, evite cobranças e observações negativas durante a dinâmica em grupo. 

Encerre as atividades 

 Por fim, solicite um feedback aos participantes sobre as atividades que foram realizadas e informe como será as próximas etapas do processo.

Isso é importante para que os participantes exponham suas impressões sobre a empresa e saibam que devem aguardar o contato dos recrutadores.

4 Dinâmicas em grupo para se inspirar

Confira a seguir algumas dinâmicas que você pode utilizar no processo de seleção da sua empresa: 

Conte uma História

Essa dinâmica consiste em separar grupos de 5 ou mais pessoas e distribuir para cada grupo uma folha de papel com palavras aleatórias. 

O objetivo é que o grupo elabore uma história com essas palavras, na ordem em que elas aparecem no papel. A tarefa deve ser realizada em até 5 minutos. 

Ilha deserta 

A dinâmica da ilha deserta propõe uma tarefa totalmente diferente da anterior, mas que também incentiva o uso da criatividade. 

Cada grupo precisa pensar em uma solução para fazer com que o viajante que está na ilha consiga sair de lá.

Esse viajante possui poucas bagagens e precisa se virar com o que tem.

Apresentação conjunta

Essa dinâmica, por sua vez, é uma das mais comuns em processos seletivos.

Entretanto, ela é muito importante para analisar a desenvoltura e espontaneidade dos participantes.

A apresentação conjunta consiste em separar duplas ou trios para apresentar uns aos outros. 

Na apresentação, é preciso informar o nome, idade, hobbies e gostos pessoais da pessoa que está no mesmo grupo. 

Apesar da simplicidade, essa dinâmica demonstra a capacidade de se relacionar e prestar atenção aos detalhes.

Simulação de vendas 

Por último, mas não menos importante, a simulação de vendas é muito utilizada em seleções para o setor comercial, contudo, ela também pode ser realizada para contratação de profissionais de outras áreas. 

O objetivo dessa dinâmica é separar grupos de 4 ou 5 pessoas e fornecer um produto para cada um. 

As equipes terão 5 minutos para estudar o produto e apresentá-lo da melhor forma possível.

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A dinâmica em grupo pode ser uma ferramenta decisiva no recrutamento

Independente do segmento da sua empresa, realizar dinâmicas em grupo pode ser uma ferramenta bastante útil para achar novos talentos!

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Com as dicas e exemplos que preparamos, sem dúvida, o processo seletivo da sua empresa será muito produtivo

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