Liderança e motivação são princípios básicos para fazer a empresa alcançar melhores resultados
Nos dias de hoje, a satisfação dos funcionários é uma preocupação constante dos líderes. Para eles, um trabalhador alegre é sinônimo de resultados melhores. Isso porque a liderança e motivação dentro do ambiente de trabalho pode influenciar em pequenos detalhes, melhorando o desempenho da equipe.
A motivação pode ser definida como a energia direcionada a uma meta, um “motivo para a ação”, nascendo de uma necessidade. Se um gestor, por exemplo, deseja melhorar os resultados e gerar crescimento na empresa, ele poderá alcançar isso por meio de uma equipe motivada e em sintonia com suas metas.
De acordo com Zaruch Espinoza, filósofo holandês, a alegria é nossa potência de agir, que reflete em nossas ações. Portanto, quem percebe a importância da felicidade do seu funcionário, tratando-o como parte fundamental para o desenvolvimento da empresa, aumenta sua potência de agir.
Através da liderança, os funcionários sentem-se alegres por ter seu trabalho reconhecido. Assim, tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.
Logo, é necessário que o gestor compreenda o processo da motivação. Segundo pesquisas, bons líderes utilizam 80% de competência comportamental e apenas 20% de competência técnica. Isso quer dizer que bons líderes entendem de pessoas, não somente de negócios.
O bom líder desperta numa pessoa a desejo de trazer ideias e inovações para melhorar processos organizacionais. Por isso, é preciso que conheça bem sua equipe, pois cada pessoa tem um jeito diferente de trabalhar e de olhar o mundo em sua volta.
Sendo assim, a capacidade de comunicar a meta e inspirar a equipe é imprescindível nesse momento. Também é necessário que o líder conduza a equipe de forma a desenvolver as habilidades de cada um, para que o trabalho seja realizado em harmonia.
A motivação também aumenta quando o colaborador sente que está melhorando e dominando algum processo. O desânimo e a frustração ocorrem quando o colaborador se sente perdido, sem saber o que esperam dele, para onde ele está indo, e quando não tem o suporte necessário para enfrentar as dificuldades.
Além disso, a falta de coerência entre discurso e prática para incentivo dos comportamentos, são determinantes para a desestruturação da equipe. Se a empresa deseja determinados comportamentos, deve criar condições para que esses comportamentos surjam e se desenvolvam.
Para isso, há alguns desafios de liderança que todo gestor pode passar a praticar. Reconhecer o valor que cada um possui, passar feedbacks e tratar todos de forma igual é essencial. Investir, também, em capacitações e atividades complementares e empoderando os funcionários, os resultados podem começar a melhorar em curto prazo.
Isso significa, resumidamente, valorizar o empenho e a dedicação de cada colaborador, adotando cultura e valores organizacionais alinhados, programas de desenvolvimento de habilidades, programas de incentivo com premiações e reconhecimento.