Os 5 cargos mais contratados se destacam no mercado formal, mesmo em época de contratações em baixa
5º Lugar – Analistas e Assistentes administrativos
Formados ou não, profissionais com conhecimento e experiência em administração de empresas sempre são procurados. É verdade que o mercado é competitivo nessa área pois existem muitos profissionais que se formam todos os anos, por isso, a profissão de administrador não foge à regra de todas as outras: é preciso gostar muito do que se faz, vestir a camisa da empresa e ter uma visão sistêmica da empresa.
4º Lugar – Estagiários
Em ano de crise, quem está regularmente matriculado e frequentando um curso técnico ou superior tem vantagem competitiva. Além de ser uma oportunidade de ingresso para o estudante, o estágio traz vantagens para a empresa que pode apostar nos futuros profissionais que irão compor seu quadro de funcionários. Apesar de não figurar como empregado, o estágio é considerado pelas empresas como a principal porta de entrada para crescer.
3º Lugar – Contadores e técnicos em contabilidade
É verdade que os escritórios de contabilidade sofrem as conseqüências do encerramento de atividades de empresas como se viu em 2016. Porém as atividades de contabilidade e escrita fiscal sejam elas próprias ou terceirizadas nas empresas nunca param. Devido a qualidade dos órgãos fiscalizadores no Brasil, pode-se perceber reduções, mas sem paradas significativas como observado nos setores de manufatura e beneficiamento industrial.
2º Lugar – Engenheiros
A responsabilidade técnica dos profissionais das engenharias assegura uma demanda estável em anos de recesso e crescente em tempos de prosperidade. Além das exigências legais por um responsável técnico, hoje em dia as empresas preocupam-se muito em estar dentro de normas, disputando por qualidade e reconhecimento dentre seus clientes. A presença do responsável técnico é um dos fatores que atesta a seriedade da marca frente ao seu mercado.
1º Lugar – Vendedores
Principalmente em épocas de recesso, é preciso vender. Atravessar períodos de baixas em vendas confere aos profissionais a responsabilidade ainda maior de cultivar relacionamentos comerciais e estar presente na vida dos seus clientes. Esse é o caminho para ser lembrado quando as turbulências da crise econômica diminuem e as empresas voltam a encontrar cenários e condições de seguir crescendo e prosperando.